Resultado online:

Entrar

Notícias


16. mar. 2018

Chega de sede no pré-operatório | Enfermeira cria picolé mentolado que diminui a sensação de sede do paciente em jejum

Antes de qualquer cirurgia é necessário que o paciente se mantenha em jejum de líquidos e sólidos para que o suco gástrico não seja aspirado durante a anestesia. No caso da água, o tempo de jejum recomendado pela organização científica American Society of Anesthesiologists, é de duas horas, contudo, por não existir um protocolo bem definido sobre o assunto, grande parte das equipes de saúde, públicas e privadas, mantém seus pacientes em jejum de água por um período muito maior do que o recomendado sem necessidade.

Para um paciente que já está ansioso para realização da cirurgia, o jejum de água torna o período ainda mais estressante. Pensando em minimizar esse desconforto, a enfermeira e pesquisadora Patrícia Aroni, criou o picolé mentolado como uma alternativa viável e de baixo custo para matar a sede.

A pesquisadora estudou sua receita mentolada em pacientes que passam por longos períodos de jejum antes dos procedimentos cirúrgicos. A receita, com pequenos ajustes na fórmula, já era utilizada após cirurgia bariátrica, para testes em pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP.

A ansiedade pré-operatória pode ressecar a cavidade oral e consequente liberação do hormônio antidiurético, Patrícia explica que as substâncias frias e mentoladas do picolé ativam um receptor de temperatura que fica na cavidade bucal.

O picolé pode ser oferecido aos pacientes três horas antes da cirurgia em pequenas quantidades. Sua formulação ativa o impulso nervoso que sacia a sede. Conforme explica Patrícia, “como se trata de um impulso nervoso, o paciente não precisa ingerir grandes quantidades para matar a sede. Aí entra a vantagem do picolé mentolado, em que pouca quantidade dá a sensação de saciedade da sede. Não é preciso, por exemplo, de um copo de água.”

 

Referências
JORNAL USP. Picolé mentolado diminui sede de paciente em jejum pré-operatório. Disponível em: <https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-da-saude/picole-mentolado-diminui-sede-de-paciente-em-jejum-pre-operatorio/ > Acesso em: 07 fev. 2018.

Cadastre-se e receba as novidades do nosso informativo no seu e-mail: