Resultado online:

Entrar

Notícias


13. set. 2018

Cistite: antibióticos desnecessários podem favorecer o desenvolvimento da doença.

A infecção urinária é uma das principais causas de atendimentos nos postos de saúde, dentre as variações desse problema a cistite merece destaque.

Uma em cada quatro mulheres vai ter cistite no decorrer da vida. Infecções deste tipo são frequentes e comuns nas mulheres adultas, particularmente durante o período fértil. Os sintomas variam bastante: dor, ardência, sensação de ter a bexiga sempre cheia, cheiro forte na urina e em alguns casos, febre e sangue na urina.

A automedicação é totalmente contraindicada nesses casos, pois o uso incorreto de antibióticos favorece o desenvolvimento de bactérias cada vez mais resistentes. O exame de cultura de urina detecta exatamente o tipo de bactéria que causou a infecção, sendo uma ferramenta diagnóstica muito importante para pôr um fim no problema.

O DB realiza o exame de UROCULTURA COM CONTAGEM DE COLÔNIAS – ÁCIDO BÓRICO, para suspeita de infecção do trato urinário (ITU) ou para o controle de tratamento em pacientes assintomáticos com maior risco de infecção. O uso do ácido bórico garante um resultado mais confiável, pois inibe a multiplicação de contaminantes que poderiam promover um resultado falso – positivo, identificando com precisão a bactéria causadora da doença.

Assim, o médico poderá indicar o antibiótico que melhor irá combater aquele tipo de infecção, evitando que outras bactérias ganhem resistência.

 

Referências:
SAÚDE ABRIL. Cistite: sintomas, remédios e prevenção dessa infecção urinária. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/medicina/cistite-sintomas-remedios-e-prevencao-dessa-infeccao-urinaria/ > Acesso em: 23 jul. 18.
SAÚDE ABRIL. Particularidades da infecção urinária nas mulheres. Disponível em: < https://saude.abril.com.br/medicina/particularidades-da-infeccao-urinaria-nas-mulheres/> Acesso em: 23 jul. 18.
DIAGNÓSTICOS DO BRASIL. Guia de exames: Culb Urocultura E Antibiograma – Ácido Bórico. Disponível em: < http://diagnosticosdobrasil.com.br/guia/ > Acesso em: 23 jul. 18.

Cadastre-se e receba as novidades do nosso informativo no seu e-mail: