Resultado online:

Entrar

Notícias


10. abr. 2017

DB: Exclusividade no apoio faz a diferença

O terceiro maior laboratório de análises clínicas do país comemora seu crescimento em 2016 e atribui o resultado à exclusividade no apoio.

 

Crescimento, maturidade e credibilidade são sinônimos do sucesso conquistado pelo Diagnósticos do Brasil (DB) ao longo dos seis anos em que vem atuando no mercado de análises clínicas. Esse fortalecimento se deve, principalmente, por ser um laboratório exclusivo de apoio, que desde o princípio, sua proposta sempre foi trabalhar com um conceito de parceria total, sem fazer concorrência com os clientes.

Apesar do ano atípico no Brasil, como foi 2016, devido ao agravamento da crise econômica e política, o DB, mais uma vez, demonstrou que está consolidado no mercado ao adquirir a nova unidade técnica em Sorocaba-SP, expandindo sua capacidade de produção para sete milhões de exames por mês. Com a nova sede, o parque tecnológico conta com mais de oito mil metros quadrados de área construída e hoje realiza aproximadamente três milhões de exames por mês.

Para o médico hematologista e diretor do DB Antônio Fabron Jr., o crescimento significativo é fruto de um planejamento estratégico focado na necessidade do cliente e principalmente da credibilidade conquistada no mercado de apoio diagnóstico. “Nesse curto período de existência do DB, obtivemos muitas conquistas, e esse crescimento só vem comprovar que estamos no caminho certo, com um laboratório cada vez mais solidificado. É um laboratório exclusivo de apoio e é dessa forma que vamos continuar trabalhando, sem concorrer com nossos próprios clientes”, ressalta Fabron.

A maturidade adquirida pelo DB está diretamente associada ao trabalho realizado nesses seis anos, que, ao longo do tempo, transformou-se em resultados positivos comemorados com muito orgulho pela diretoria. Dentre os fatores que contribuíram para o sucesso do Diagnósticos do Brasil, estão: exclusividade no apoio, busca constante pelos melhores profissionais do mercado, manutenção dos principais selos de qualidade, como PALC, DICQ e ISO, investimentos em tecnologia e, principalmente, o envolvimento e a dedicação de toda a equipe DB.

Com o objetivo de torná-la uma empresa líder no mercado de apoio em análises clínicas no Brasil, a diretoria não mede esforços e investe incessantemente na infraestrutura do laboratório, com equipamentos de última geração, software de qualidade, treinamentos de formação e consolidação das lideranças gerenciais, inserção de novos exames e melhorias nas unidades regionais de apoio (URAs). Além disso, o DB conta com uma frota que ultrapassa a marca dos 130 carros, todos equipados com um eficiente sistema de acompanhamento do transporte, desde o ponto de origem até a chegada das amostras ao laboratório.

Para Fabron, os investimentos realizados representam o esforço de uma direção que acredita estar construindo uma empresa sustentável, que se tornará líder no mercado de apoio no país: “Estamos preparados para atender a grande demanda, sempre seguindo o propósito inicial, que é ser um laboratório exclusivo de apoio. Como apoio total, o DB continuará sendo a extensão da área técnica do cliente.”

O diretor técnico do DB, Marcelo Ruiz, destaca o trabalho em equipe desenvolvido pelos colaboradores diretos (funcionários) e indiretos (fornecedores) junto à diretoria. Segundo ele, é um conjunto de fatores que faz uma empresa se tornar forte e reconhecida no mercado. “Com o DB, não foi diferente. A união entre diretoria, equipe e fornecedores foi a engrenagem para que tudo funcionasse em perfeita harmonia. Nossos colaboradores são o grande patrimônio do DB. Por essa razão, procuramos investir no seu potencial de produção e satisfação pessoal. Juntos, estamos construindo uma relação de confiança e respeito”.

Atendimento ao cliente é prioridade do DB

O bom relacionamento com os clientes e sua satisfação sempre foi uma preocupação e tornou-se uma das prioridades do DB, que oferece um suporte técnico eficiente para atender com agilidade e precisão as necessidades dos clientes. Ruiz lembra que o crescimento do Diagnósticos do Brasil não passa somente por altos investimentos em equipamentos e funcionários qualificados, mas também pelo bom relacionamento com o cliente.

“A missão de não concorrência com nossos clientes continua inalterada, o que mostra o comprometimento com nosso maior bem, os clientes. Para 2017, o cliente DB pode esperar um engajamento ainda maior, vamos procurar transformar cada contato em uma experiência positiva, estar mais próximos e tentar auxiliá-los nas dificuldades para que os problemas sejam sanados com rapidez. Como empresa, queremos crescer, mas precisamos que o cliente cresça junto e se torne cada vez mais sustentável”, comenta o diretor técnico.

 Logística DB

Hoje, a frota do DB conta com mais de 130 veículos, todos adaptados com refrigeradores e freezers para garantir o transporte de amostras biológicas nas condições ideais de resfriamento ou congelamento, atendendo a todas as normas da Vigilância Sanitária.

O Diagnósticos do Brasil foi pioneiro no projeto para o transporte de amostras –desenvolvido em dezembro de 2010, o projeto hoje é referência para o mercado desse segmento.

Conforme explica o diretor comercial Tobias Thabet Martins, o trabalho realizado pela área de logística do DB reforça a preocupação que o laboratório tem em garantir a excelência na área de apoio laboratorial. Independentemente da cidade onde as amostras são coletadas, todas chegam ao DB em 24 horas. Atualmente, são atendidas mais de mil cidades brasileiras, via malha aérea e terrestre.

O moderno sistema de acompanhamento do transporte, desde o ponto de origem até a chegada dos materiais ao DB, é outro diferencial. Os veículos são rastreados em tempo real, indicando a posição exata das amostras, além de permitirem o controle minucioso da temperatura durante todo o trajeto.

Unidade de Sorocaba a pleno vapor

Com início da operação em 2016, a nova unidade de Sorocaba-SP oferece maior agilidade e efetividade nas amostras processadas, uma vez que o DB passou a contar com plantas espelhadas, em Sorocaba e São José dos Pinhais, o que permite um crescimento modular, sem trazer nenhum impacto aos clientes.

As amostras passam por um processo de triagem automatizada, com menos intervenção humana e menor risco de perda, através do sistema de aliquotagem, melhorando o fluxo de trabalho e reduzindo o tempo de processamento.

Com a nova unidade, o DB amplia sua capacidade de produção, podendo alcançar até sete milhões de exames por mês, além de contar com uma operação descentralizada que garante maior segurança e efetividade em seus processos.

A localização é outro fator importante, uma vez que a cidade de Sorocaba é geograficamente estratégica para a logística do DB, considerando seu nível de atuação em todo o território nacional. Está próxima a três dos principais aeroportos do país: Guarulhos, Congonhas e Viracopos. As amostras coletadas em algumas regiões do Brasil chegam ao DB com uma redução de até 15 horas em relação ao prazo anterior à inauguração da unidade.

 

 


Revista Laes&Haes – Ano 38 – Volume 1 – Edição 225 – Fev/Março 2017.

Cadastre-se e receba as novidades do nosso informativo no seu e-mail: