Guia de Exâmes

Guia de Exames

TOXICOLOGIA OCUPACIONAL

Com a indústria brasileira e o número de postos de trabalho em expansão, uma quantidade maior de colaboradores faz contato regular com diversos produtos químicos. A preocupação em evitar o surgimento de doenças decorrentes dessa exposição conduz à tomada de medidas de prevenção. Essas são as bases do monitoramento biológico, que consiste em verificar se a concentração desses produtos ou de seus metabólitos no organismo dos trabalhadores estão dentro dos níveis estabelecidos por órgãos governamentais ou pela comunidade científica.

O guia abaixo contém os principais segmentos da indústria, com seus agentes químicos e respectivos indicadores de exposição. Para o monitoramento ocupacional efetivo, cada processo deve ter suas particularidades avaliadas, considerando composições de matérias-primas, subprodutos e produto final.

TOXICOLOGIA OCUPACIONAL TOXICOLOGIA OCUPACIONAL

TOXICOLOGIA OCUPACIONAL

da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, de 29 de dezembro de 1994, estabelecem os parâmetros biológicos para o controle da exposição a agentes químicos. Além dos parâmetros descritos na NR-7, o DB Toxicológico também monitora outros indicadores, disponibilizando um menu completo para avaliar a exposição a agentes químicos nas mais diversas atividades. Com um setor dedicado exclusivamente à toxicologia e às análises instrumentais, o DB – Diagnósticos do Brasil oferece resultados precisos, priorizando a excelência em qualidade e a agilidade na entrega dos resultados.

Com infraestrutura cuidadosamente planejada, dispõe de equipamentos de última geração, menu completo em Toxicologia Ocupacional e equipe experiente, capaz de incorporar novas tecnologias rapidamente. Esses fatores asseguram credibilidade aos resultados e fazem do DB um laboratório de referência em Toxicologia Ocupacional e análises instrumentais em todo cenário nacional.

Diferenciais DB

• Menu completo de exames de acordo com a NR-7;
• Exames especiais complementares à NR-7;
• Moderno parque de equipamentos, contando com sistemas de
cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC);
• Absorção atômica com forno de grafite, cromatografia gasosa,
CP-MS e espectrofotometria;

• Equipe técnica e assessoria científica formada por profissionais
experientes em Toxicologia Ocupacional;
• Técnicas desenvolvidas seguindo padrões internacionais;
• Sistemas de controle de qualidade externos (Controllab e PNCQ);
• Agilidade na liberação dos resultados

Referências
1. KINTZ, P. Value of hair analysis in postmortem toxicology. Forensic Science Internationa. 2004, 142, p. 127-134.
2. PRAGTS, F.; BALIKOVA, M. A. State of the art in hair analysis for detection of drug and alcohol abuse. Clinica Chimica Acta. ago.
2006, 370, p. 17-49

Encontre um Laboratório Parceiro

Laboratórios Parceiros

Encontre um Laboratório Parceiro

Encontrar