TOXICOLOGIA OCUPACIONAL
Com a indústria brasileira e o número de postos de trabalho em expansão, uma quantidade maior de colaboradores faz contato regular com diversos produtos químicos. A preocupação em evitar o surgimento de doenças decorrentes dessa exposição conduz à tomada de medidas de prevenção. Essas são as bases do monitoramento biológico, que consiste em verificar se a concentração desses produtos ou de seus metabólitos no organismo dos trabalhadores estão dentro dos níveis estabelecidos por órgãos governamentais ou pela comunidade científica.
O guia abaixo contém os principais segmentos da indústria, com seus agentes químicos e respectivos indicadores de exposição. Para o monitoramento ocupacional efetivo, cada processo deve ter suas particularidades avaliadas, considerando composições de matérias-primas, subprodutos e produto final.
No Brasil, a Norma Regulamentadora nº 7, Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (NR 7/PCMSO), e a Portaria nº 24 da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, de 29 de dezembro de 1994, estabelecem os parâmetros biológicos para o controle da exposição a agentes químicos. Além dos parâmetros descritos na NR-7, o DB Toxicológico também monitora outros indicadores, disponibilizando um menu completo para avaliar a exposição a agentes químicos nas mais diversas atividades.
Com um setor dedicado exclusivamente a toxicologia e análises instrumentais, o DB – Diagnósticos do Brasil oferece resultados precisos, priorizando a excelência em qualidade e a agilidade na entrega dos resultados. Com infraestrutura cuidadosamente planejada, dispõe de equipamentos de última geração, menu completo em toxicologia ocupacional e equipe experiente, capaz de incorporar novas tecnologias rapidamente. Esses fatores asseguram credibilidade aos resultados e fazem do DB um laboratório de referência em toxicologia ocupacional e análises instrumentais em todo cenário nacional.
Diferenciais DB
- Menu completo de exames de acordo com a NR-7;
- Exames especiais complementares a NR-7;
- Moderno parque de equipamentos contando com sistemas de cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC);
- Absorção atômica com forno de grafite, cromatografia gasosa, ICP-MS e espectrofotometria;
- Equipe técnica e assessoria científica formada por profissionais experientes em toxicologia ocupacional;
- Técnicas desenvolvidas seguindo padrões internacionais Sistemas de controle de qualidade externos (Controllab e PNCQ);
- Agilidade na liberação dos resultados.