DB Diagnósticos projeta faturamento de R$ 1,8 bilhão até o fim de 2025
Publicado em: 14/07/2025, 13:54

O DB Diagnósticos, um dos maiores laboratórios de apoio do país, segue com um desenvolvimento consistente no mercado. Com a meta de alcançar R$ 1,8 bilhão em faturamento em 2025, representando aumento de 19% em relação ao ano anterior, a empresa reforça seu protagonismo no setor sustentada por um modelo de crescimento 100% orgânico, sem fusões ou aquisições. Segundo Tobias Martins, CEO da organização, esse avanço é apoiado pela expansão da rede, fidelização dos parceiros e personalização dos serviços, pilares que fazem o DB crescer acima de dois dígitos anualmente. “Hoje, temos seis unidades de análises clínicas e três especializadas, com estruturas modernas e tecnologia de ponta, tudo com investimento próprio”, destaca.
Essa estrutura descentralizada, com presença em nove cidades brasileiras, é um diferencial que fortalece a agilidade logística e reduz o tempo de entrega dos resultados (TAT). Isso permite ao DB estar mais próximo dos clientes em mais de 2.400 municípios do país, oferecendo suporte técnico regionalizado e excelência diagnóstica.
“Hoje atendemos mais de 10 mil laboratórios em todo o Brasil. Somos parte do dia a dia dos profissionais dessa área e de seus pacientes. A qualidade e a agilidade do nosso serviço impactam diretamente a saúde das pessoas”, reforça Valdi Melo, head comercial do DB.
Com o movimento de ampliação, houve reformulação na estrutura de governança. Tobias Martins, fundador e ex-diretor comercial, assumiu o cargo de CEO. “O DB Diagnósticos vem passando por um processo consistente de evolução da sua estrutura de liderança, com foco no fortalecimento da governança, na expertise técnica e na consolidação de uma cultura corporativa orientada à excelência e ao crescimento sustentável”, explica Martins.
Corpo clínico fortalecido e parcerias personalizadas
Em uma área como a medicina diagnóstica, na qual precisão e responsabilidade técnica são essenciais, o DB vem investindo intensamente na qualificação de seu corpo clínico. Sob a liderança do dr. Gustavo Campana, diretor médico da empresa, o time de mais de 80 médicos especialistas atua de maneira integrada e com suporte de tecnologias avançadas, como a digitalização de imagens.
“Cada especialidade conta com um médico referência, que, além de laudar exames, mantém contato direto com os laboratórios parceiros, oferecendo apoio técnico e científico. Isso nos permite ser uma verdadeira extensão técnica dos nossos clientes”, esclarece Tobias.
Além disso, a inovação tecnológica tem sido uma das grandes marcas da evolução do DB. Um dos destaques é o programa PontuAh!, uma iniciativa gamificada que fortalece a performance de laboratórios de pequeno e médio porte, estimulando boas práticas operacionais.
“Estamos focados em soluções com propósito real: automação, uso inteligente de dados, otimização de custos e aumento da produtividade. Cada inovação que implementamos tem como objetivo gerar valor para os nossos clientes em toda a cadeia diagnóstica”, afirma o CEO.
O portfólio digital da empresa também tem crescido. Com a aquisição da healthtech S2 labs, o DB passou a oferecer uma plataforma de e-commerce de exames personalizável para seus parceiros. A solução permite vendas digitais com agendamento online, modernizando a jornada do paciente sem tirar o protagonismo dos laboratórios locais.
“Mesmo com um modelo B2B, entendemos que o paciente também é influente. Por isso, apoiamos nossos clientes com ferramentas que melhorem a experiência do usuário e fortaleçam a sua marca no mercado”, pontua Melo.
Nesse cenário, os investimentos em medicina de precisão têm ampliado o impacto do DB no setor. A unidade DB Genômica, especializada em exames genéticos e genômicos, leva diagnósticos avançados a todo o país, com foco em áreas como oncologia, doenças raras e farmacogenômica.
Toda essa evolução do DB está diretamente ligada à prosperidade dos seus clientes. Para isso, a empresa oferece programas de relacionamento personalizados, como o Programa Esmeralda, que atende cerca de 400 laboratórios com uma jornada diferenciada, incluindo triagem técnica prioritária, treinamentos e assessoria especializada. “Ampliamos nosso portfólio de exames de 3 mil para mais de 5 mil, com foco em análises de alta complexidade. Isso ajuda nossos parceiros a se diferenciar no mercado, com mais opções, qualidade e competitividade”, ressalta Melo.
Com capacidade para processar até 35 milhões de exames por mês, o DB já representa uma fatia significativa do mercado. Apenas em maio de 2025, a empresa analisou mais de 23 milhões de exames, consolidando sua posição como o maior laboratório de apoio do Brasil.
“Saímos de um plano de negócios, há 14 anos, para sermos hoje o principal player do setor, com um modelo que não compete com o cliente, mas o fortalece. Seguiremos crescendo com inovação, parceria e foco total no sucesso dos nossos parceiros”, conclui Tobias.
Matéria retirada do site Valor Econômico - Original Aqui