ANÁLISE GENÉTICA DE TUMORES

A Medicina Personalizada compreende a análise de marcadores tumorais somáticos, que auxiliam no diagnóstico, no prognóstico e no tratamento-alvo específico, como também a análise do perfil genético germinativo, para avaliar o risco de câncer hereditário, assim como o risco do surgimento de novos tumores.

Os testes genéticos podem ser realizados no material genético tumoral (somático), no tumoral circulante ctDNA (biópsia líquida) ou no germinativo.

Terapia-alvo

A terapia-alvo é baseada na genômica do câncer, que já é uma realidade em praticamente todos os tipos de tumores (câncer). A cada ano, milhares de novas drogas são desenvolvidas, voltadas para alterações moleculares oncogênicas. Novos medicamentos contra o câncer estão em rápida evolução, focando pacientes cujos tumores apresentem as alterações moleculares-alvo e que, por essa razão, tenham a maior probabilidade de resposta a dada terapia.

É importante entender como cada tipo tumoral está associado a cada mutação. Assim é possível obter informações que auxiliam no diagnóstico, no prognóstico e na classificação dos tumores, além de determinar terapias mais eficientes, personalizando o tratamento para cada paciente.

Não podemos esquecer também que, para uso de medicamentos embasados em moléculas-alvo (terapia-alvo), são necessários testes genéticos que sejam rápidos, precisos e acessíveis.

Aplicações dos testes genéticos somáticos

Os testes genéticos somáticos servem para identificar o perfil genético tumoral (realizado no material tumoral-bloco de parafina ou tecido a fresco) para auxiliar o médico na escolha de tratamentos baseados em moléculas alvo (terapia-alvo). Assim obtêm informações que auxiliam em terapias mais eficientes, personalizando o tratamento para cada paciente.

A avaliação do material é realizada utilizando-se equipamento como NGS-Sequenciamento de Nova Geração, RT-PCR e ferramentas avançadas e exclusivas de Bioinformática, muito precisas na análise de variantes gênicas, resultando em um laudo completo e instrutivo que contribuirá na assertividade do tratamento.

ANÁLISE GENÉTICA DE TUMORES

Exames disponíveis

Confira abaixo a tabela de exames fornecidos pelo DB Molecular com prazos de entrega entre 5 a 7 dias corridos:

ANÁLISE GENÉTICA DE TUMORES

Diferenciais

ANÁLISE GENÉTICA DE TUMORES

Como solicitar?

  • Identificar quais alterações devem ser estudadas (mutações pontuais, translocações, fusões, etc.) e qual o gene ou genes associados;
  • Identificar qual marcador a ser identificado e o tipo de câncer;
  • Enviar o termo de consentimento e os documentos obrigatórios devidamente preenchidos;
  • Quando não há amostra tumoral suficiente, ou ela está muito degradada, impossibilitando a análise no tumor, o DB Molecular oferece também vários marcadores tumorais por biópsia líquida. Para mais informações, acesse aqui.
Encontre um Laboratório Parceiro

Laboratórios Parceiros

Encontre um Laboratório Parceiro

Encontrar