Resultado online:

Entrar

Notícias


15. maio. 2018

A vacina da gripe pode causar reação em quem tem alergia ao ovo?

O frio ainda nem chegou e a campanha de vacinação contra a gripe já está a todo vapor, ressaltando a importância de se proteger do vírus Influenza antes do inverno chegar. Apesar de ser o melhor método de proteção contra a gripe H1N1, muitas pessoas ainda resistem em tomar a vacina por medo de reações adversas comuns que podem se manifestar ou por serem alérgicas a proteína do ovo.

O ovo e a vacina

No início de 2017, a vacina ainda era contraindicada para os alérgicos a proteína do ovo, devido ao risco de serem encontrados traços do alimento no imunizante, o que poderia levar a uma reação anafilática séria. Isso se dá porque as partículas de vírus incluídas na vacina são cultivadas dentro da casca deste alimento, onde a clara e a gema são utilizadas como substrato.

No final do mesmo ano, uma atualização da diretriz de prática da vacinação contra o vírus Influenza, divulgada pelo Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia revelou que a probabilidade de uma reação adversa alérgica é quase nula, uma vez que a quantidade de ovo utilizada para fabricação da vacina teve redução significativa.

Sendo assim, pessoas alérgicas que fazem parte do grupo de risco da doença podem e devem procurar a unidade de saúde mais próxima para se vacinar.

Os efeitos colaterais como dor e vermelhidão no local da aplicação, incômodos no corpo e febre baixa, podem aparecer em sujeitos alérgicos ou não. Esses sinais são leves e costumam desaparecer em dois ou três dias.

 


Referências:

SAÚDE. Quem tem alergia ao ovo pode tomar a vacina da gripe? Disponível em: <https://saude.abril.com.br/medicina/alergia-ovo-pode-vacina-gripe/> Acesso em: 15 mai 2018.

AMERICAN COLLEGE. Pacientes com alergia a vacinas podem ser vacinados com segurança seguindo novas diretrizes. Disponível em: <https://acaai.org/news/patients-vaccine-allergy-may-be-safely-vaccinated-following-new-guidelines> Acesso em: 15 mai 2018.

Cadastre-se e receba as novidades do nosso informativo no seu e-mail: