Resultado online:

Entrar

Notícias


04. out. 2018

Outubro Rosa – Mês de prevenção ao câncer de mama.

O que é a mama?

As mamas femininas são glândulas compostas por lobos, ductos e estroma, cuja principal função é a produção do leite materno. Fica localizada na parede anterior ao tórax (na parte superior) e está apoiada sob o músculo peitoral maior.

O câncer de mama é resultado de uma multiplicação anormal das células nos ductos ou nos lóbulos mamários, sendo a segunda opção a mais rara. Quanto antes a paciente for diagnosticada, maior será a chance de cura, uma vez que o tratamento impede que as células cancerígenas se espalhem.

 

 

O câncer de mama possui a maior incidência e a maior mortalidade na população feminina em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos.

 

 

 

Fatores de risco

Vários aspectos podem contribuir para o desenvolvimento do câncer de mama, entre eles as condições genéticas da paciente, endócrinas, vida reprodutiva, comportamento, estilo de vida e idade. As taxas de incidência aumentam rapidamente até os 50 anos. Após essa idade, o aumento ocorre de forma mais lenta, o que reforça a participação dos hormônios femininos na etiologia da doença.

O que a doença pode fazer você sentir?

O corpo envia “sinais” quando alguma anormalidade está acontecendo e é importante saber interpretá-los para que se possa procurar assistência médica a tempo de realizar o tratamento adequado.

É importante lembrar que o câncer da mama geralmente é assintomático em seu estágio inicial, e o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em até 95%. Por essa razão é importante visitar anualmente seu médico, principalmente se você possui 40 anos ou mais, pois é a partir dessa idade que os riscos aumentam.

Além dos exames de rotina, você pode (e deve) realizar o autoexame das mamas todos os meses ao final do seu ciclo menstrual.

 

Referências:
INCA. MAMA. Disponível em: <http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama> Acesso em: 31 ago. 2018.

 

Cadastre-se e receba as novidades do nosso informativo no seu e-mail: