Guia de Exâmes

Guia de Exames

ACIDIFICAÇÃO DE URINAS DE 24 HORAS - CARTAZ

A necessidade de acidificação dos exames está descrita no guia de exames do Diagnósticos do Brasil (http://diagnosticosdobrasil.com.br/guia/) de acordo com cada procedimento. A coleta de urina de 24 horas deve ser realizada preferencialmente dentro das condições habituais da rotina do paciente, principalmente no que se refere a dieta e atividade física. Assim sendo, não é recomendável que a coleta seja realizada aos finais de semana e feriados. Durante as 24 horas de coleta, a ingestão de líquidos deve ser a habitual.

Coleta Padrão:

PRIMEIRO DIA (INÍCIO DA COLETA)

Higienizar a região genital e colher, preferencialmente, a primeira urina da manhã ou com intervalo mínimo de 04 horas após a última micção.
1. 07:00 da manhã (ou em algum horário específico predeterminado): Esvaziar a bexiga (desprezar no vaso todo volume da primeira urina).
2. Após realizar o item anterior, coletar todo volume de urina até as 07:00 da manhã do dia seguinte (ou horário especificado) nos frascos fornecidos pelo laboratório.

SEGUNDO DIA (FINAL DA COLETA E ENTREGA AO LABORATÓRIO)

1. 07:00 da manhã seguinte (ou horário específico predeterminado), deve ser coletada toda a urina, esvaziando toda a bexiga e o volume desta micção deve ser adicionado à urina coletada nas últimas 24h (esta será a última urina que deverá ser coletada antes da entrega ao laboratório).
2. Encaminhar todo volume de urina ao laboratório imediatamente após o término da coleta, identificando os frascos.

Importante salientar que para o laboratório DB deve ser entregue uma aliquota da urina coletada pelo paciente.

 

Paciente: Encaminhar todo volume de urina ao laboratório imediatamente após o término da coleta, identificando os frascos.
Laboratório apoiado DB: Medir, anotar e cadastrar o volume total da Urina coletado pelo paciente, homogeneizar bem o material e enviar para o DB uma alíquota da Urina obtida contendo o volume solicitado no Guia de Exames do DB para o respectivo exame.

Informações Importantes:

ACIDIFICAÇÃO DE URINAS DE 24 HORAS

Coleta com USO DE CONSERVANTES:
Tem como finalidade preservar as amostras evitando a degradação dos exames que serão realizados, através da adição de substâncias específicas nas amostras de urina.
Para que os conservantes sejam eficazes, é importante que sejam adicionados aos frascos, antes de se iniciar a coleta de urina, agindo desta forma, durante todo o período de coleta e estabilizando o pH. O volume do conservante adicionado ao frasco é considerado no cálculo final dos ensaios realizados.

Encontre um Laboratório Parceiro

Laboratórios Parceiros

Encontre um Laboratório Parceiro

Encontrar