DIAGNÓSTICO MOLECULAR DE ARBOVIROSES

Arboviroses são as infecções virais transmitidas por animais do filo Artrópodes. Nesse filo, está presente a classe dos Insetos, que tem aproximadamente 900 mil espécies.

No Brasil, um dos principais transmissores de arboviroses é o mosquito Aedes Aegypti, que transmite uma série de doenças que podem, inclusive, ser fatais, como Dengue, Zika, Febre Amarela e Chikungunya. Além disso, essas infecções podem causar complicações crônicas, como microcefalia e síndrome de Guillain-Barré.

Por esse motivo essas doenças possuem notificação compulsória, pois com base em casos suspeitos, pode ser necessário a adoção de medidas de saúde pública para controle do vetor da doença.

As infecções por arbovírus podem causar desde doença febril branda até casos de hemorragias e comprometimento neurológico.

 

Aplicações

Um grande problema enfrentado no Brasil é a possibilidade de ocorrerem epidemias de mais de um arbovírus na mesma região. Isso ocorre porque os surtos desses vírus costumam ocorrer nos períodos de chuva e calor, que geralmente vão de outubro até março. Um outro fator complicador, é que os principais arbovírus podem ser transmitidos pelo mesmo mosquito.

Além disso, na maior parte dos casos, as infecções têm sintomas muitas vezes inespecíficos, como demonstrado na tabela abaixo, o que dificulta o diagnóstico baseado apenas na clínica e na epidemiologia da região. Por esses motivos, podem ser utilizados os testes laboratoriais para o diagnóstico diferencial da infecção.

 

Veja as diferenças entre as doenças

DIAGNÓSTICO MOLECULAR DE ARBOVIROSES

 

Exames disponíveis

Confira os exames oferecidos pelo DB Molecular com os respectivos códigos:

DIAGNÓSTICO MOLECULAR DE ARBOVIROSES

 

Diferenciais

  • Teste com menor janela imunológica por identificar diretamente o material genético do arbovírus pesquisado;
  • Alta especificidade e sensibilidade: com menor taxa de resultado falso-positivo;
  • Pode ser utilizado como metodologia confirmatória da infecção, devido a ocorrência de resultados falso-positivos
    por reação cruzada entre os testes sorológicos.

DIAGNÓSTICO MOLECULAR DE ARBOVIROSES

 

Indicações

  • Regiões com surto de arbovirose.
  • Gestante sintomática em região com surto de Zika Vírus.
  • Acompanhamento epidemiológico das arboviroses.

 

Como solicitar?

Descrever o arbovírus que se deseja pesquisar e detalhar no pedido médico que a metodologia desejada é por PCR.

Exemplo 1: Pesquisa de zika por PCR.

Exemplo 2: Tipagem da dengue por PCR.

 

Referências

1- ARBOVIROSES. Direção: Rafael Figueiredo. Produção: Christovão Paiva. Roteiro: Marcela Morato. Rio de Janeiro: Canal Saúde Fiocruz, 2017, 1 vídeo, MPEG-4, (26min38s), son., color. (Ligado em Saúde)
2- BRASIL. Ministério da Saúde. gov.br. Disponível em: https://www.saude.gov.br/informes-de-arboviroses.
3- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de vigilância sentinela de doenças neuroinvasivas por arbovírus. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_vigilancia_sentinela_doencas_arbovirus.pdf. MANUAL MSD versão Saúde para a família. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios cerebrais,-da-medula-espinal-e-dos-nervos/doen%C3%A7as-dos-nervos-perif%C3%A9ricos/s%C3%ADndrome-de-guillain-barr%C3%A9-sgb

Encontre um Laboratório Parceiro

Laboratórios Parceiros

Encontre um Laboratório Parceiro

Encontrar