DIAGNÓSTICO MOLECULAR DE INFECÇÕES GASTROINTESTINAIS

As infecções gastrointestinais estão entre as infecções mais comuns, felizmente na grande maioria das vezes elas não são graves e são autolimitadas. Porém, alguns patógenos podem causar além da inflamação da mucosa (gastroenterite), doenças mais graves e potencialmente fatais, principalmente naqueles indivíduos considerados como grupos de risco como os recém-nascidos, lactentes, pessoas imunocomprometidas ou idosos. 

As infecções gastrointestinais podem ser causadas por vírus, bactérias e protozoários e, geralmente, causam sintomas como diarreia, vômitos e dor abdominal.

Importância

As infecções que causam diarreia são a segunda maior causa de morbidade e mortalidade de crianças no mundo, causando cerca de 1,5 milhões de mortes por ano. Além disso, algumas infecções gastrointestinais são altamente transmissíveis e podem causar surtos regionais de doenças diarreicas, exigindo um acompanhamento ambulatorial ou hospitalar dos infectados, além de uma ação governamental para controle do patógeno que muitas vezes é transmitido pela água e alimentos contaminados por fezes.

Infecções bacterianas

São os agentes causadores das infecções gastrointestinais e gastroenterites mais graves. As principais bactérias que causam essas infecções são: Campylobacter (uma das principais causas de gastroenterite em crianças com menos de dois anos), Clostridium difficile (comum em ambientes hospitalares e clínicas), Escherichia coli (principal causa de diarreia nos países em desenvolvimento), Helicobacter pylori (principal causa de gastrite) e Staphylococcus aureus (principal causa de intoxicação alimentar).

Exame disponível

Seguem abaixo os exames oferecidos pelo laboratório para o diagnóstico das infecções gastrointestinais bacterianas:

DIAGNÓSTICO MOLECULAR DE INFECÇÕES GASTROINTESTINAIS

Infecções virais

São os principais causadores de diarreia infecciosa aguda. Entre as causas de gastroenterite viral, o Norovirus é o agente etiológico mais comum, causando mais de 90% dos casos de doença gastrointestinal infecciosa. Além desse vírus, o Adenovírus e o Rotavírus (causa mais comum de diarreia em bebês e crianças) também podem causar gastroenterites infecciosas.

Exames disponíveis

Seguem abaixo os exames oferecidos pelo laboratório para o diagnóstico das infecções gastrointestinais virais:

DIAGNÓSTICO MOLECULAR DE INFECÇÕES GASTROINTESTINAIS

Painéis

Algumas infecções gastrointestinais podem ser potencialmente fatais, por esse motivo, para agilizar o diagnóstico e início do tratamento do paciente, o laboratório oferece o painel abaixo, que analisa em um único exame os principais patógenos envolvidos com infecções do sistema gastrointestinal.

DIAGNÓSTICO MOLECULAR DE INFECÇÕES GASTROINTESTINAIS

Diferenciais

• Alta especificidade e sensibilidade: com menor taxa de resultado falso-positivo.
• Pode ser utilizado como metodologia confirmatória da infecção.

Indicações

  • Indivíduo com sintomas de infecção gastrointestinal considerados de risco (recém-nascidos, imunocomprome-tidos e idosos acima de 70 anos).
  • Casos de desidratação grave e onde o tratamento não está sendo eficaz.
  • Diarreias nosocomiais e/ou institucionais.

 

Referências

1- https://academic.oup.com/cid/article/32/3/331/282348
2- https://www.medicinanet.com.br/conteudos/acp-medicine/6751/infeccoes_no_trato_gastrointestinal.htm
3- https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-gastrointestinais/gastroenterite/gastroenterite
4- https://www.sanarmed.com/resumo-sobre-infeccao-intestinal-completo-sanarflix

Encontre um Laboratório Parceiro

Laboratórios Parceiros

Encontre um Laboratório Parceiro

Encontrar