Alergia ao calor: sintomas e prevenção
Publicado em: 06/02/2023, 19:13

Esses são só alguns dos inúmeros pontos positivos defendidos pelos apegados ao verão. Todavia, o bem e o mal são faces da mesma moeda, ou seja, o verão também tem seu lado negativo, como a doença alérgica ao calor.
Continue a leitura e entenda o que é a alergia ao calor, veja os principais sintomas e como prevenir!
O que é alergia?
Na etimologia, alergia vem do grego, sendo allos, “outro”, e ergia, “ação” ou “eficácia”. Na totalidade da palavra, a alergia significa “ação diferente” de defesa, realizada pelo sistema imune para combater a entrada de substâncias estranhas e patógenas no organismo, provocando uma resposta exagerada e desproporcional.
As pessoas que são alérgicas ou hipersensíveis podem desencadear a doença por diferentes agentes, tais como:
- Pelos;
- Picada de inseto;
- Ácaro;
- Pólen;
- Alimentos;
- Medicamentos.
Além disso, outro fator que também pode desencadear alergia é o tema deste artigo: o calor, como veremos abaixo.
Alergia ao calor: o que é
A alergia ao calor é um dos tipos possíveis de reação alérgica, podendo ser provocada pelas altas temperaturas, o que pode surgir em qualquer idade.
Porém, essa alergia não se refere somente à exposição solar, podendo ser causada também pelo exercício físico intenso, pelo banho quente, pela ingestão de alimentos picantes e, até mesmo, pelo estresse e pela forte ansiedade.
Quando o corpo tem sua temperatura elevada, as glândulas sudoríparas écrinas, que estão presentes em todas as regiões corporais, produzem o suor, composto por água e sais minerais, como uma resposta imune.
Nesse caso, a pessoa pode sofrer com a alergia ao suor, também chamada de urticária colinérgica, causando edemas e vermelhidões na pele.
Outro tipo de alergia que se correlaciona ao calor, é a rinite alérgica, que causa uma inflamação nas mucosas do nariz. Há vários tipos de causas, entre elas a mudança do clima, tornando o tempo mais seco e propício para o aparecimento da doença.
Sintomas da alergia ao calor
Os sintomas da alergia ao calor em adultos são diversos. Os mais comuns aparecem como:
- Coceira;
- Inchaço na pele;
- Queimação;
- Manchas vermelhas;
- Pequenos caroços.
Já em casos mais graves, a pessoa pode ter náuseas, diarreia, sentir dor abdominal, além de ter dificuldade para respirar e salivação.
Em bebês e crianças, o calor excessivo pode provocar a “brotoeja” e o surgimento de assaduras. É importante toda a atenção e o cuidado maior dos pais em dias quentes para proteger os pequenos de qualquer tipo de anomalia.
Autocuidado e prevenção:
Existem várias medidas que podem ser tomadas para se proteger do Sol e do calor, evitando o aparecimento de alergias. As mais recomendadas são:
● Usar protetor solar;
● Usar óculos de sol com proteção UV;
● Usar chapéus;
● Usar roupas leves e com UV;
● Evitar exposição ao Sol prolongada;
● Evitar coçar a pele;
● Evitar roupas apertadas;
● Beber bastante água;
● Hidratar bem a pele.
O que fazer em caso de alergia ao calor?
É possível amenizar os sintomas na pele causados pela alergia ao calor com banho frio e compressão de água gelada. Já o tratamento mais eficaz é feito com antialérgicos e pomadas, mas é fundamental a prescrição médica, pois a automedicação pode potencializar o problema.
Não deixe a alergia ao calor atrapalhar o seu verão. Ao perceber qualquer sintoma, procure um médico de confiança ou um dermatologista para investigar e confirmar o diagnóstico.
Exames disponíveis no DB:
O Diagnósticos do Brasil oferece 100% apoio em exames de análises clínicas a diversos laboratórios. São mais de sete mil parceiros em várias regiões do país. Sendo disponibilizados aos clientes a dosagem da Imunoglobulina IgE Total e mais de 600 tipos de IgEs específicos para investigar diversos tipos de alergias.
Se você quer se aprofundar no assunto, acesse aqui o nosso material técnico e enriqueça seu conhecimento laboratorial com um conteúdo especializado.
Cuide da sua saúde e aproveite o melhor do verão. E se você gostou desse conteúdo, compartilhe com a sua família e amigos.
Acesse o treinamento completo sobre o tema também na UNIDB!