DB Diagnósticos conquista Prêmio Dr. José Carlos Basques no 56º CBPC/ML
Publicado em: 19/09/2024, 12:12
Entre os dias 10 e 13 de setembro, o Centro de Convenções de Salvador, na Bahia, foi o cenário do 56º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial, o maior evento da América Latina dedicado ao setor. Reunindo diversos especialistas, pesquisadores e profissionais da Saúde, o congresso destacou-se como um ponto de encontro importante para a troca de conhecimento e avanços na área.
Durante o evento, o DB Diagnósticos recebeu o Prêmio Dr. José Carlos Basques, que reconhece a excelência em trabalhos voltados para a área da Qualidade. A premiação foi concedida ao estudo intitulado "Análise comparativa dos intervalos de referência de prolactina em amostras de soro para adultos por quimioluminescência: avaliação da adequação dos intervalos de referência fornecidos pelo fabricante".
O estudo, uma colaboração entre o setor da Qualidade, o suporte Médico e o setor técnico do DB Diagnósticos, destacou-se pela amplitude e profundidade de sua análise. "O que realmente diferencia nosso estudo é a grandeza da amostragem e a abrangência geográfica da análise", explica Barbara Gabriela Sermidi, coordenadora da Qualidade, e uma das autoras do trabalho. "Com operações espalhadas por várias regiões do Brasil e um volume significativo de amostras processadas diariamente, conseguimos fornecer uma perspectiva robusta e representativa."
O foco da pesquisa foi avaliar a conformidade dos intervalos de referência de prolactina fornecidos pelos fabricantes para a população atendida pelo DB. Os resultados revelaram discrepâncias notáveis, com variações de 16,6% para os resultados femininos e 13,7% para os masculinos, em comparação com o limite aceitável de 10%, conforme definido pelo software EP Evaluator. "Essas discrepâncias indicam a necessidade de ajustes nos intervalos de referência para melhor refletir a população atendida", afirma Ariane de Fatima Barbosa, Analista da Qualidade.
Em resposta aos resultados, o DB propôs novos intervalos de referência, mais adequados a sua população. Esses intervalos ajustados resultaram em variações de apenas 3,3% para os valores femininos e 3,8% para os masculinos, alinhando-se assim aos parâmetros aceitáveis do software EP Evaluator. A partir de agora, o laboratório adota um intervalo de referência de literatura para as unidades de Contagem e Aparecida de Goiânia, substituindo o fornecido pelo fabricante para a plataforma utilizada.
"Este prêmio é um reconhecimento do nosso compromisso com a qualidade e a precisão diagnóstica. Estamos empenhados em continuar melhorando nossos processos e contribuindo para a excelência na área da Medicina Laboratorial", conclui Dr. Carlos Aita, Médico Patologista Clínico e responsável técnico do DB Diagnósticos.